FANDOM

Belly,[3] representado pelo sinal belly: Bsymbol (um latim "esh" sobreposto a uma maiúscula B), é a principal unidade monetária do mundo. É quase exclusivamente representado em forma de papel, embora também existam moedas. O belly não tem unidade fracionária.

Distribuição das riquezas

A diferença de dinheiro entre os ricos e pobres no mundo de One Piece é algo extremamente grande, no qual os mais pobres dificilmente conseguem juntar uma quantia maior de 100,000 bellys, já os ricos, gastam milhões de belly em uma única tarde.

Por exemplo, Bellemere é muito pobre, e dificilmente conseguia dar as filhas tudo que se precisa na vida, e quando Arlong invadiu a Vila Cocoyasi, terra natal de Nami, e exigiu um quantia de ฿100,000 por cada adulto e ฿50, 000 por cada criança. Por só ter uma poupança de ฿100,000 foi a única que não tinha dinheiro suficiente para proteger toda sua família.

Nami fez uma acordo com Arlong, no qual consistia em pagar ฿ 100,000,000 para comprar a vila dele. Levou 8 anos para conseguir juntar quase toda a quantidade necessária, somente roubando piratas, sabendo que eles tinham acesso a mais riquezas que cidadãos comuns. Nami exigiu uma quantia de 1 bilhão de bellys para proteger a princesa de Alabasta, Nefertari Vivi, o que ela considera um valor baixo para uma família real. Mas é comprovado que este país não têm tal riqueza pois está a beira de uma guerra civil.

Os Piratas do Chapéu de Palha se consideraram ricos após ganharem ฿ 300,000,000, mesmo quando a Família Franky roubou ฿ 200,000,000, os deixando com apenas ฿ 100,000,000, mas ainda era dinheiro suficiente para comprar um segundo barco de ótima qualidade. Esse dinheiro roubado foi usado para comprar uma madeira rara, Adam Wood, no mercado negro, a qual foi usada para construir o Thousand Sunny e o navio do Rei dos Piratas.

Já em relação ao preço de escravos, as mais fáceis espécies de capturar, humanos, são leiloados por ฿ 500,000, já homens-peixe e sereias podem chegar um valor superior à ฿ 70,000,000, como vimos na Casa de Leilões de Escravos, onde um Tenryuubito fez uma oferta de ฿ 500,000,000 por uma sereia, o que pareceu ser uma quantia insignificante, pois por ser um Tenryuubito, ninguém poderia dar uma lance superior e seu pai acompanhava tudo isso falando que este lance era um desperdício de dinheiro, levando a entender que sua fortuna é algo imensurável.

Outras Moedas

  • O Extol (エ ク ス ト ル, Ekusutoru) é a moeda utilizada em Skypiea. Normalmente, é escrito semelhante à Belly com um "esh": apenas com um "E" em vez de um "B": Esymbol. O Extol parece estar atrelada ao Belly, já que Esymbol10,000 correspondem a Bsymbol1. Nada mais se sabe sobre o extol.
  • Gor (ゴ ル, Goru) é usado em Amazon Lily. Nada mais se sabe sobre ele.
  • Nos especiais do Chefe Luffy, a moeda ryo-belly é utilizada. Esta moeda não tem notas de banco, apenas moedas, e espelha a cunhagem Tokugawa que foi usado no Japão durante o Período Edo.
  • Na história one-shot de Eiichiro Oda, Wanted !, uma moeda com um nome desconhecido é usada. O símbolo dessa moeda é um "Z" com 2 traços verticais. É desconhecido se esta moeda está disponível em moedas, notas de banco, ou alguma outra forma.

Galeria

Belly Banknotes
Belly em notas.
100 Belly Coins
Belly em moedas.
Rio Belly
Moeda conforme representado nos especiais do Boss Luffy; note que neste caso em particular o dinheiro era aparentemente falsificado.
Money SBS 53
O personagem da nota à esquerda é Yukichi Gaikotsu, o personagem do meio é Ichiro Kumaguchi e o da direita é Hideo Usaguchi.
Belly manga first version
A nota de 10.000 Bellys em sua primeira aparição no mangá difere da mostrada no SBS.
One Piece 20th x Kyoto 10,000 Bellys
Uma versão extremamente detalhada da nota de Bsymbol10.000 dada aos visitantes no evento One Piece 20th x Kyoto.

Referências

  1. One Piece Mangá e Anime — Vol. 2 Capítulo 9 (p. 10) e Episódio 5, Nami explica o preço de Bsymbol100.000.000 de sua cidade natal para Luffy.
  2. One Piece Mangá e Anime — Vol. 9 Capítulo 81 (p. 2) e Episódio 37, Nezumi desenterra o tesouro que Nami acumulou em Cocoyasi, composto principalmente por notas de Belly, se não totalmente.
  3. One Piece Mangá — Vol. 11 Capítulo 95 (p. 15), na nota de 10.000, está escrito "Belly".

Navegação do Site