FANDOM

Busoshoku Haki é uma forma de Haki que permite ao usuário usar seu espírito para criar, em essência, uma armadura invisível em torno de si.[2] Notavelmente, esta forma de Haki pode ser usada para ferir os usuários de Akuma no Mi do tipo Logia.

Semelhante ao Tekkai, este Haki permite que o usuário se defenda contra ataques que poderiam causar danos a eles.

Esta forma de Haki é de longe a mais comum das três.

Introdução

Foi usado por pela primeira vez por Garp contra Luffy para contornar seu poder de Akuma no Mi e machucá-lo em Water 7.[1]

Mais tarde, no Arquipélago de Sabaody, Sentomaru usou um ataque imbuído de Haki contra Luffy, o que fez com que os Chapéus de Palha pensassem que ele era um usuário de Akuma no Mi devido à sua falta de conhecimento sobre a habilidade. Depois, Rayleigh usou Haki para parar Kizaru e até tocou em seu corpo Logia.

A primeira vez que as Kujas nomearas esta habilidade de "Haki", elas foram mostradas empunhando flechas imbuídas de Haki. Durante a Guerra de Marineford, o Haki também foi usado muitas vezes por marinheiros e piratas.

Foi demonstrado que o Haki é muito comum no Novo Mundo, ao contrário do Paraíso, onde os usuários do Haki são bastante raros e quase ninguém sabe disso. Mais tarde, é explicado por Rayleigh, uma vez que ele começa a treinar Luffy.

Usuários de Busoshoku Haki

Veja também a categoria associada: Usuários de Busoshoku Haki.
[v · e · ?]
Usuários de Busoshoku Haki
Monkey D. Garp Silvers Rayleigh Sentomaru Marguerite Boa Marigold
Boa Sandersonia Kuzan Borsalino Sakazuki Marco
Jozu Boa Hancock Vista Edward Newgate  Shanks
Monkey D. Luffy Roronoa Zoro Vinsmoke Sanji Pekoms Trafalgar D. Water Law
Smoker Tashigi Vergo  Donquixote Doflamingo Chinjao
Sai Boo X Drake Jesus Burgess Sabo
Issho Bellamy Pica Dracule Mihawk Kin'emon
Kanjuro Charlotte Cracker Charlotte Counter Charlotte Cadenza Charlotte Katakuri
Jinbe Charlotte Linlin Draw Portgas D. Ace  Charlotte Raisin
Marshall D. Teach Tamago Rob Lucci Tsuru Sengoku
Stussy Hyogoro
Usuários Não-Canônicos
Byrnndi World Shuzo Alpacacino Komei
Kung-Fu Dugong Dice Prodi Charlotte Cabaletta

  •  : o personagem está morto.
  •  *: o estado do personagem é desconhecido. Pairando o símbolo pode dar mais detalhes.
  •  : o personagem é não-canônico.
  •  : o personagem não faz mais parte deste grupo. Pairando o símbolo pode dar mais detalhes.

Uso

Corpo de Vergo com Haki

Vergo totalmente coberto com Busoshoku.

Naturalmente, pode ser usado para aumentar o poder dos ataques físicos do usuário, como força bruta pura, ou imbuído em armas para aumentar a sua eficácia. Qualquer ataque reforçado por Busoshoku Haki é imensamente mais poderoso. É possível usa-los em armas e objetos, como demonstrado pelas kujas, ao penetrar pedra com Busoshoku imbuído em suas flechas.[3] Espadachins também tendem a imbuir suas espadas com Busoshoku Haki, para impedi-las de quebrar.[4]

Este Haki é capaz criar uma barreira para repelir ataques sem que toquem no usuário. Essa técnica foi usada por Rayleigh e outros usuários.[2][5] Outra forma de usar essa técnica é diretamente para atacar um adversário.[6]

Também é possível usar Busoshoku em golpes de longa distância não conectados com o corpo do usuário, como demonstrado por Roronoa Zoro em Monet.[7].

Este tipo de Haki também tem a capacidade de contornar os poderes de uma Akuma cujo corpo foi alterado, permitindo tocar e/ou ferir o "corpo substancial" sob qualquer proteção que uma Akuma pode oferecer, como Logia ou Paramecia. Ao contrário do efeito de um corpo ao entrar na água ou da Pedra do Mar, os quais apenas inibem uma pessoa de controlar seus poderes.[8], Busoshoku anula os aspectos defensivos de uma Akuma, tais como intangibilidade e a maleabilidade da borracha. No mesmo sentido, este Haki também pode ser usado como um maior nível de poder ofensivo, mais do que apenas ignorando poderes de Akuma de um inimigo.

A grande concentração (ou revestimento) deste Haki pode ser usado para endurecer partes do corpo dando uma cor negra, tornando assim mais denso e mais formidável, e dando em seus ataques mais poder. Como demonstrado com Vergo e mais tarde com Pica, é possível blindar todo o seu corpo em Busoshoku. Apesar de Luffy, o primeiro na história convencional a demonstrar este efeito, chamando a técnica como Busoshoku: Koka (武装色硬化Buso-shoku: Kōka, literalmente "Cor do Armamento: Endurecimento"), Donquixote Doflamingo e Roronoa Zoro são os únicos a usar esse nome para a técnica.[9][10] Além disso, um fenômeno interessante ocorre quando duas pessoas que utilizam Busoshoku Koka chocam seus golpes: um relâmpago preto parece se espalha a partir do ponto de impacto.[11][12][13]

Fraquezas

Quando dois adversários com Busoshoku se confrontom, aquele com o Busoshoku mais forte é mais provável de ser vitorioso.[14] Isso pode tornar difícil de superar Haki de um oponente em uma batalha de força bruta.

Mesmo um não usuário de Busoshoku Haki, pode se sobressair contra a defesa de um usuário, como ocorreu na luta entre Luffy e Boa Sandersonia, quanto ele ativou o Gear Second ela não foi mais capaz de repelir seu golpe.[15]

Busoshoku Haki é submetido para o esgotamento se usado por longos períodos de tempo, como Busoshoku Haki é proporcional à quantidade de força vital espiritual. Após o limite, o utilizador não será capaz de utilizá-lo por um determinado período de tempo. Parece que quanto mais é utilizado, mais rápido se esgota.[16]

Interações com Usuários de Akuma no Mi

Usuários de Akuma podem imbuir Busoshoku em ataques corporais, como mostrado quando Luffy usa-lo para melhorar seu Gear Third para atacar um submarino.[17] Doflamingo também podê combinar Busoshoku com sua Ito Ito no Mi,[18], e com o despertar, ele foi capaz de imbuir Busoshoku Koka em seus fios.[19] Charlotte Katakuri mostrou que não é necessário estar em contato direto com a substância para imbuir seu Busoshoku Haki. Não se sabe se pode utilizar esse Haki em ataques não sólidos de Akuma no Mi, como chamas ou magma.

Usando Busoshoku Haki em ataques ao elemento controlado por usuários de Logia permitirá que o ataque prejudique o "corpo substancial" do adversário, uma vez que o elemento é essencialmente uma extensão do seu corpo. No entanto, este tipo de Haki não prejudicará o "corpo substancial" quando utilizado em elementos controlados ou produzidos por usuários do tipo Paramecia, uma vez que não é realmente parte de seu corpo (como demonstrado por Trebol). Se o tipo de Paramecia afeta o corpo do usuário em si (Luffy, por exemplo, é literalmente feito de borracha), o usuário também será prejudicado por um ataque imbuído Busoshoku Haki.

A capacidade de Haki de combater usuários de Akuma no Mi ultrapassa os tipos de Logia e permite que eles se defendam contra certos efeitos do Paramecia. No entanto, isso depende da força do Haki, como a Law ignora o Haki de Vergo e bifurcou-lo facilmente usando sua técnica de Akuma no Mi,[20] embora não se sabe se Law usou seu próprio Haki para superar Haki de Vergo mas é semelhante a como Akainu aparentemente conseguiu anular o Busoshoku Haki de seu atacante.

Enquanto Haki pode ignorar a defesa da Akuma no Mi, não a nega totalmente como Kairouseki faz. Em vez disso, "força o corpo do usuário a se solidarizar".

Técnicas

Luffy vs Chinjao

Luffy e Chinjao colidindo Busoshoku: Koka

  • Busoshoku: Koka ( 武装色硬化Buso-shoku: Kōka Cor do Armamento: Endurecimento): Esta técnica de alguma forma usa Busoshoku Haki para endurecer o corpo (ou partes dela) e objetos que o usuário está segurando. Ele foi visto pela primeira vez usado por Luffy, em combinação com Gear Third, a fim de usar o seu "Gomu Gomu no Elephant Gun" contra o Kraken. Quando usado é endurecido com cor preta e é mais forte do que o Busoshoku comum que é invisível. Quando ambos os punhos endurecidos colidem, é liberada uma onda de choque. Até agora, Luffy, Vergo, Smoker, Zephyr, Chinjao, Garp, Sabo, Jesus Burgess, Donquixote Doflamingo, Trafalgar Law, Bellamy, Sai, Roronoa Zoro, Pica, Kin'emon, Kanjuro, Issho, Charlotte Cracker e Sanji têm sido vistos usando-o. Zephyr tinha ganhado o apelido de "Arm Black" por causa de seu domínio. Ele também pode ser impregnada em armas, como Vergo utilizou em uma vara de bambu,[21] Smoker em seu Nanashaku Jitte, este último indicando Busoshoku Haki pode ser usado imbuído em Kairouseki, e Zoro sobre suas espadas. Também chamado de Buso Koka ( 武装硬化Buso Kōka, Armamento Endurecido) por Luffy quando ele usa uma forma avançada do "Gomu Gomu no Gatling". Foi também chamado simplesmente Buso (武装Buso, Armamento) por Doflamingo quando ele bloqueou o ataque de Luffy [22] e Zoro ao tentar parar a gaiola.[10]
    • Atama Buso ( 頭武装Atama Buso, Cabeça Armada): Utilizado por Luffy, ele impregna a testa com Busoshoku: Koka.
    • Gear Second Buso ( ギア2 (セカンド)武装Gia Sekando Buso, Gear Second Armamento): Utilizado por Luffy, ele impregna o punho com Busoshoku: Koka , enquanto sob o efeito do Gear Second.

Curiosidades

  • O Koka em Busoshoku: Koka também pode ser traduzido como "vulcanização", que é o processo de borracha (ou substâncias semelhantes) sendo convertido em um material mais denso.
  • Busoshoku Haki é semelhante ao Tekkai. A diferença entre eles é que Tekkai depende da força física do usuário, mas Busoshoku Haki depende de força de vida espiritual do usuário. Além disso, enquanto Tekkai está mais inclinado a defesa, com o usuário sendo geralmente imóvel, Bushoshoku Haki não tem uma tal desvantagem.
  • Usuários Busoshoku Haki ainda podem usar os seus poderes de Akuma, apesar Haki ser capaz de negar defesas de Akuma. Isso ocorre porque Haki só permite que o usuário inibe qualquer defesas de Akuma. Na verdade, os usuários de Akuma pode usar as duas habilidades juntas para fazer um ou outro mais eficaz.
  • Busoshoku Haki é o tipo mais usado de Haki na série até agora, como é o poder de ataque e defesa mais relacionado em combate.
  • Embora o Busoshoku Koka seja bastante comum pós-timeskip, não foi visto em pré-timeskip, nem mesmo durante a Batalha de Marineford, onde muitos piratas e marinheiros de mais alto nível participaram. A razão para isto é desconhecida, no entanto, pode-se supor que Oda ainda não tinha pensado nesse conceito.
  • No anime, Busoshoku Koka, parece ter variadas cores negras, como Sai quem sua perna tem um tom negro, Vergo, Pica, Zoro, Fujitora e Kin'emon tem um tom roxo, e de Luffy no Gear Fourth, tendo um tom vermelho. Estes efeitos também parecem liberar uma aura em alguns casos, sendo verde (no caso de Sai), preto e roxo (Zoro, Kin'emon e Fujitora) e rosa (Kanjuro).

Referências

  1. 1,0 1,1 One Piece Mangá e Anime — Vol. 45 Capítulo 431 (p. 18-19) e Episódio 313, Garp prejudica Luffy com seu Punho de Amor.
  2. 2,0 2,1 One Piece Mangá e Anime — Vol. 61 Capítulo 597 (p. 12-15) e Episódio 516, Rayleigh explica o Haki.
  3. Mangá e Anime - Vol. 53 Capítulo 516 e Episódio 410
  4. Mangá e Anime - Vol. 78 Capítulo 779 (p. 3) e Episódio 720
  5. One Piece MangáCapítulo 937.
  6. One Piece Mangá — Vol. 52 Capítulo 511.
  7. One Piece Mangá — Vol. 86 Capítulo 867 (p. 12), Zoro envia um pequeno corte de longa distância no rosto de Monet enquanto ela mordia Tashigi
  8. Mangá e Anime - Volume 10 Capítulo 86 (p. 5) e Episódio 39.
  9. Mangá e Anime - Vol. 75 Capítulo 745 (. P 7) e Episódio 680
  10. 10,0 10,1 Mangá e Anime - Vol. 79 Capítulo 787 e Episódio 730
  11. Mangá e Anime - Vol. 72 Capítulo 716 e Episódio 646, Luffy e Don Chinjao usam tanto Buso e Haoshoku Haki simultaneamente.
  12. Mangá e Anime - Vol. 78 Capítulo 782 e Episódio 723, Luffy e Doflamingo se confrontam usando tanto Busoshoku e Haoshoku.
  13. Mangá e Anime - Vol. 74 Capítulo 737 (p 10-11.) e Episódio 670, Sabo e Jesus Burgess se confrontam enquanto ambos usam Busoshoku: Koka
  14. Mangá e Anime - Vol. 78 Capítulo 778 (p. 16-17) e Episódio 719, Zoro consegue cortar o Busoshoku: Koka de Pica porque seu próprio é superior.
  15. One Piece Mangá — Vol. 53 Capítulo 520.
  16. Mangá e Anime - Vol. 79 Capítulo 786 (p. 12) e Episódio 729, Luffy esgota seu Haki depois de usar o Gear Fourth, e tem que esperar por dez minutos para ele para voltar.
  18. Manga e Anime - Vol. 70 Capítulo 698 e Episódio 624
  19. Mangá e Anime - Vol. 79 Capítulo 790 (p. 8).
  20. One Piece Mangá e Anime — Vol. 69 Capítulo 690 (p. 16-17) e Episódio 616, Law corta Vergo facilmente, bifurcando-o junto com o seu bambu com o seu nodachi.
  22. Manga e Anime - Vol. 75 Capítulo 745 e Episódio 680.

Navegação do Site

[v · e · ?]
Usuários de Haki
Kenbunshoku Haki: Satori  •  Shura  •  Gedatsu  •  Aisa  •  Enel  •  Ohm  •  Boa Hancock  •  Boa Marigold  •  Boa Sandersonia  •  Edward Newgate   •  Monkey D. Luffy  •  Koby  •  Silvers Rayleigh  •  Roronoa Zoro  •  Sanji  •  Otohime   •  Kin'emon  •  Rebecca  •  Usopp  •  Issho  •  Charlotte Katakuri  •  Helmeppo  •  Shanks  •  Dracule Mihawk  •  Trafalgar D. Water Law  •  Sakazuki  •  Borsalino  •  Sentomaru  •  Smoker  •  Tashigi  •  Marco  •  Jozu  •  Vista  •  Jinbe  •  Crocus  •  Shirahoshi  •  Bellamy  •  Jesus Burgess  •  Marshall D. Teach  •  Pekoms  •  Tamago  •  Patrick Redfield   •  Sabo 
Busoshoku Haki: Monkey D. Garp  •  Silvers Rayleigh  •  Sentomaru  •  Marguerite  •  Boa Marigold  •  Boa Sandersonia  •  Kuzan  •  Borsalino  •  Sakazuki  •  Marco  •  Jozu  •  Boa Hancock  •  Vista  •  Edward Newgate   •  Shanks  •  Monkey D. Luffy  •  Roronoa Zoro  •  Vinsmoke Sanji  •  Pekoms  •  Trafalgar D. Water Law  •  Smoker  •  Tashigi  •  Vergo   •  Donquixote Doflamingo  •  Chinjao  •  Sai  •  Boo  •  X Drake  •  Jesus Burgess  •  Sabo  •  Issho  •  Bellamy  •  Pica  •  Dracule Mihawk  •  Kin'emon  •  Kanjuro  •  Charlotte Cracker  •  Charlotte Counter  •  Charlotte Cadenza  •  Charlotte Katakuri  •  Jinbe  •  Charlotte Linlin  •  Draw  •  Portgas D. Ace   •  Charlotte Raisin  •  Marshall D. Teach  •  Tamago  •  Hyogoro  •  Shuzo   •  Alpacacino   •  Z   •  Komei   •  Kung-Fu Dugong   •  Byrnndi World   •  Dice   •  Rob Lucci   •  Prodi   •  Charlotte Cabaletta 
Haoshoku Haki: Shanks  •  Silvers Rayleigh  •  Boa Hancock  •  Monkey D. Luffy  •  Edward Newgate   •  Portgas D. Ace   •  Donquixote Doflamingo  •  Chinjao  •  Charlotte Linlin  •  Charlotte Katakuri  •  Kozuki Oden   •  Eustass Kid  •  Naguri 
Artigos Relacionados: Vice Almirantes  •  Almirantes  •  Almirantes da Frota
[v · e · ?]
Estilos de Luta
Combate Corpo-a-Corpo: Estilo Perna Negra (Diable Jambe)  •  Mutoryu  •  Rokushiki  •  Seimei Kikan  •  Jao Kun Do  •  Ryusoken  •  Jio-Ken  •  Jogo Combinado 
Exclusiva de Espécie: Karatê Homem-Peixe (Jujutsu Homem-Peixe)  •  Combate Homem-Peixe  •  Combate Tontatta  •  Electro
Baseado na Cultura: Okama Kenpo (Newkama Kenpo)  •  Hasshoken
Outros: Haki (Kenbunshoku Haki  •  Busoshoku Haki  •  Haoshoku Haki)
Relacionados: Artista Marcial
Estilos Baseados em Armas
Estilos de Espadas: Santoryu  •  Ittoryu  •  Nitoryu  •  Truques de Carnaval  •  Rokutoryu  •  Yontoryu  •  Kyutoryu  •  Estilo de Esgrima  •  Hattoryu  •  Kitsunebi-ryu
Outros estilos baseados em armas: Arsenal do Usopp  •  Arte do Tempo  •  Táticas do Homem-Demônio  •  Rope Action  •  Ramen Kenpo  •  Táticas de Batalha de Franky  •  Soul Solid  •  Gujutsu Homem-Peixe  •  Kanpo Kenpo 
Relacionados: Espadachim

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Haki/Busoshoku Haki