One Piece Wiki
Advertisement
Aviso.png
Aviso.png
Atenção! Este artigo tem SPOILERS do mangá de One Piece.

Kozuki Sukiyaki foi um ex-shogun do País de Wano, o pai do daimyo de Kuri, Kozuki Oden, e o avô de Momonosuke e Hiyori.[2]

Aparência

Sukiyaki es um homem alto com cabelo escuro. A frente de seu cabelo se dividia em três tufos que apontavam para cima, enquanto a parte de trás era modelada em um topete. Ele tinha uma pequena barba crescendo no queixo que se dividia em três pontas e um bigode longo e fino que apontava para cima de cada lado. Ele tinha sobrancelhas grossas, cílios proeminentes e nariz escuro. Ele usava um quimono de cor clara e um manto de cor escura, ambos com vários padrões de flores.

Na atualidade é um homem grande que em muitos aspectos se parece com o lendário tengu do mundo real, como ele usa uma máscara de tengu escura em seu rosto e tem um nariz extremamente longo que parece crescer e encolher constantemente. Ele também tem um par de grandes asas nas costas. Ele veste uma jaqueta escura com pufes leves ao longo de suas bordas internas sobre um quimono claro. Ele também usa calças escuras e fofas e sandálias geta extremamente altas nos pés.[1]

Personalidade

Sukiyaki parecia ser um governante justo, pois estava disposto a exilar seu filho Oden por sua violência. Ele também parecia apreciar a ordem, apesar de não ter sido ousado o suficiente para tentar restaurar a ordem de Kuri devido à violência, mas recompensou o filho por seus esforços.[2]

Hitetsu é um homem muito enérgico, cujas ações e atitudes são influenciadas principalmente por seu cuidado com Tama. Ele fica extremamente irritado quando o bem-estar de Tama é colocado em risco, e é rápido em recorrer à violência contra aqueles que ele acha que estão ameaçando ou se aproveitando dela. Ele é principalmente civil de outra maneira, embora fale com uma atitude séria.[1][4]

Relacionamentos

Família

Kozuki Oden

Devido à tendência de Oden de escolher lutas violentas, Sukiyaki estava frustrado por sua natureza violenta e fora de controle. Ele exilou Oden da Capital das Flores e até o impediu de entrar no castelo. Yasuie acreditava que o banimento era simplesmente um amor duro, embora Oden não se ressentisse de seu pai por bani-lo.

Quando soube que Oden estava trazendo ordem para a região sem lei de Kuri, Sukiyaki ficou profundamente impressionado. Assim, ele reverteu sua decisão de exilar seu filho e fez dele o damiyo de Kuri.

Em seu último encontro, Sukiyaki ficou surpreso e orgulhoso de seu filho por ter amadurecido ao se tornar um Daimyo. Quando Oden soube que ele faleceu, ele se arrependeu de não estar lá em seu leito de morte.

Habilidades e Poderes

Como shogun de Wano, Sukiyaki tinha controle total sobre o país até o fim de seu governo. Ele era capaz de conceder posições de autoridade aos outros, como mostrado quando ele fez de seu filho Oden o daimyo de Kuri.[2]

Como membro da Família Kozuki, Sukiyaki sabia ler os Poneglyphs, um conhecimento que foi herdado por Oden.[5]

Como um ferreiro, Hitetsu é capaz de forjar espadas e vem de uma linhagem de artesãos de espada.[4]

Esgrima

Hitetsu empunha uma katana de renome mundial[4]. Suas habilidades gerais com ela são desconhecidas, mas ele foi capaz de enviar Luffy para fora de sua casa com grande força, sem machucá-lo com a lâmina.[1]

Ele também é dono da espada amaldiçoada Nidai Kitetsu, embora ele não a use. A espada está atualmente sob posse de Monkey D. Luffy.[4]

História

Sukiyaki governou o País de Wano como seu shogun há mais de 20 anos. Seu filho, Kozuki Oden, foi exilado da Capital das Flores depois de repetidamente brigar violentamente. No entanto, quando Oden restabeleceu a ordem na região sem lei de Kuri, Sukiyaki concedeu-lhe o título de daimyo por sua conquista e por gratidão. No entanto, Sukiyaki foi substituído por Kurozumi Orochi,[2] e como Kyoshiro acreditava que todos os membros da Família Kozuki foram mortos após o ataque à esposa e aos filhos de Oden, Sukiyaki está presumivelmente morto.[6]

Cerca de um ano atrás, o Astro Principal X Drake dos Piratas das Feras veio e destruiu a Vila Amigasa. Sukiyaki ficou nas ruínas da aldeia para esperar por alguém, e uma jovem garota chamada Tama ficou com ele para esperar por Ace.[4] Sukiyaki como Hitetsu se tornou o mestre de Tama e a colocou para trabalhar tecendo kasas. No oitavo aniversário de Tama, Hitetsu mandou-a ao mercado para comprar um pouco de arroz para comer.[1]

Arco País de Wano

Kozuki Sukiyaki entrou em sua casa, e encontrou Monkey D. Luffy junto com Tama. Ele viu que Luffy tinha comido o arroz que Tama comprou e então o atacou por pegar a comida que Tama raramente tinha que comer. No entanto, Tama disse a ele que ela havia dado a Luffy o arroz por gratidão por ele ter salvado sua vida, mas ela ficou doente devido a beber água contaminada do rio.[1]

Sukiyaki disse a Luffy que Tama estava esperando por Ace, e Luffy então revelou que Ace havia morrido. Hitetsu repreendeu Luffy por dizer isso tão diretamente e contou-lhe sobre a visita de Ace, bem como a destruição da vila. Luffy então se ofereceu para levar Tama à cidade para ver um médico, e Hitetsu disse a ele para procurar por seus aliados. Luffy levou a espada Nidai Kitetsu com ele, e Hitetsu tentou detê-lo devido a temer sua maldição, mas não teve sucesso quando Luffy e Tama partiram.[4]

Depois que Tama, que estava ferida, foi levada de volta à Vila Amigasa, Sukiyaki agradeceu a Chopper e a alguns dos minks pelo tratamento de Tama.[7] Mais tarde, depois que Tama, Kiku, Momonosuke e Chopper deixaram a aldeia para dar um passeio na Praia de Kuri, Hitetsu falou com eles através de um pequeno Den Den Mushi e descobriu que eles estavam viajando para Udon com Big Mom, que estava com amnésia. Hitetsu pediu que voltassem para a aldeia, mas eles desligaram.[8]

Curiosidades

  • Sukiyaki é o nome de um prato tradicional japonês.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 One Piece Mangá — Vol. 95 Capítulo 960 (p. 7-9), Sukiyaki faz sua estreia.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 One Piece Mangá — Vol. 91 Capítulo 920 (p. 2-3), Sukiyaki é mencionado pela primeira vez.
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas vivre card
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 4,5 Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas c912
  5. One Piece Mangá e Anime — Vol. 82 Capítulo 818 e Episódio 770.
  6. One Piece Mangá — Vol. 91 Capítulo 919 (p. 9).
  7. One Piece Mangá — Vol. 92 Capítulo 925.
  8. One Piece Mangá — Vol. 93 Capítulo 934.

Navegação do Site

Advertisement