FANDOM

Shusui é uma das 21 espadas de grau O Wazamono, e já pertenceu ao lendário samurai Ryuma. É valorizada como o tesouro nacional do país de Wano. Após sua morte, a katana foi enterrada com Ryuma, até que seu túmulo foi roubado, 23 anos atrás.

Ryuma apareceu como um zumbi em Thriller Bark, usando a sombra do Brook. Após sua derrota, Ryuma entregou a espada ao Roronoa Zoro, e disse estar satisfeito por ele o estar empunhando. A espada então substituiu a Yubashiri de Zoro, que foi destruída pelo Capitão da Marinha Shu, em Enies Lobby.

AparênciaEditar

A lâmina de Shusui é preta, com um hamon distinto branco (linha de endurecimento), e sua tsuba (mão-guarda) tem bordas semelhante a flores, portanto, é uma "Espada Negra/Lâmina" (黒刀 Kokutō?). Sua Hamon é de cor branca (roxo avermelhado no anime) com estilo Kanemoto, tendo a aparência de uma serra ou dentes afiados. Não tem acessórios no cabo, sendo envolvida com seda preta. Kashira, tsuba e kojiri são de cor dourada, e a bainha é preta, decorada com círculos vermelhos escuros divididos em terços.

Após o Arco Thriller Bark, Zoro enrolou uma corda sageo ao redor da parte superior da bainha, embora isso não tenha sido mostrado no anime até depois do timeskip.

Durante o Arco Dressrosa, no mangá, o hamon de Shisui foi mudado para vermelho, provavelmente para combinar com sua cor no anime.

Shusui's Sheath
Bainha de Shusui.
Shusui-white
A cor original de Shusui no mangá.
Shusui-red
A nova cor de Shusui no arco de Dressrosa.

HabilidadesEditar

Shusui é projetado para aumentar tremendamente o potencial de dano e poder destrutivo do usuário. Em um ponto, Zoro comentou que o maior atributo de Shusui é a sua durabilidade, alegando que, mesmo que um dinossauro pisasse nele, a lâmina não dobraria um milímetro. Ele demonstrou claramente bloqueando o braço de Oars com a lâmina na posição horizontal. Além disso, o poder absoluto da lâmina sozinha foi o suficiente para redirecionar um dos socos de Oars.

Embora seja capaz de lidar com golpes pesados, e sendo extremamente dura, a Shusui tem alguns grandes problemas por si só. Assim como a Sandai Kitetsu, ela acabou por ser uma "criança problemática", Zoro descreve Shusui como tendo um "temperamento" que a torna mais difícil de manejar. Zoro também disse que Shusui é um pouco mais pesada do que a Yubashiri, que era extremamente leve.

Enquanto nas mãos de Ryuma, esta espada foi usada por ele na vida e na morte. Como um zumbi que estava imbuído da sombra de Brook, Ryuma havia adquirido suas habilidades. Juntamente com suas habilidades já poderosas, as modificações feitas no corpo do zumbi e os poderosos atributos de Shusui, seu Estilo de Esgrima foi revitalizado ao ponto de ser completamente diferente da versão original de Brook.

Quando transferido para as mãos de Roronoa Zoro, ele usou essa espada para substituir a Yubashiri, que havia sido enferrujada pelo Capitão da Marinha Shu, como parte de seu estilo Santoryu. Quando primeiro lutou contra Oars, Zoro descobriu que o peso de Shusui era a razão pela qual era considerado bastante poderosa. Isto foi demonstrado pelo fato de ele ter criado um vácuo maior quando o Hyaku Hachi libra Ho foi realizado, e absorveu os vácuos das outras duas espadas, fazendo com que o seu já grande poder sofresse um aumento destrutivo. Este peso contribui para a diminuição do controle que Zoro tem sobre alguns de seus ataques. Com o passar do tempo, Zoro começou a dominar os atributos negativos de Shusui.

Após seu treinamento com Dracule Mihawk, esta espada parece ter se tornado a lâmina favorita de Zoro, como ele tem usado frequentemente com suas técnicas Ittoryuu, quando antes do timeskip ele usava principalmente o Wado Ichimonji, a espada que ele herdou de Kuina. Para provar sua maestria sobre Shusui após o timeskip, Zoro foi visto facilmente cortando um navio ao meio com ele pouco antes de se reunir com sua tripulação. Além disso, a maioria dos oponentes que Zoro enfrentou desde que deixou o Arquipélago Sabaody, foram tratados com técnicas de Ittoryu enquanto usava a Shusui.

HistóriaEditar

PassadoEditar

A espada pertencia originalmente ao Ryuma, e foi sepultado com seu dono original no País de Wano após a sua morte, onde foi premiada como um tesouro nacional.

Há 23 anos, a espada e o corpo de Ryuma foram roubados, o que deixou o País de Wano em choque.

Arco Thriller BarkEditar

Ryuma usou novamente a Shusui quando ele foi revivido como um zumbi, e depois deixou-a para Zoro, em sua derrota.

Arco Punk HazardEditar

Ao vê-la, Tashigi ficou impressionada.

Arco DressrosaEditar

Depois que ele viu, Kin'emon tornou-se determinado a desafiar Zoro para que a espada pudesse ser devolvida ao País de Wano. Enquanto em um restaurante em Acacia, Shusui foi roubado por um anão chamado Wicca. Zoro pegou o anão e recuperou sua espada.

Arco País de WanoEditar

Por ter a posse da espada, Zoro foi acusado de estar por trás de uma série de ataques e foi condenado a cometer seppuku, enquanto um magistrado pegou a espada. Zoro conseguiu identificar o magistrado como o verdadeiro culpado e atacou-o.

CuriosidadesEditar

  • No Capítulo 599, o Shusui de Zoro foi mostrado com uma bainha diferente que lembrava fortemente a nodachi de Trafalgar Law, Kikoku. Embora Oda não tenha escrito nada sobre isso, isso pode ser interpretado como um erro, pois Zoro é visto segurando Shusui com sua bainha tradicional sem comentários sobre a mudança. Este erro é corrigido no episódio de anime que adapta esta cena do mangá.

ReferênciasEditar

Navegação do SiteEditar

ArmasArmasnvb
Espadas e Lâminas
Outras Armas

[v · e · ?]
País de Wano
Cidadãos
Capital das Flores: Kurozumi Orochi  •  Urashima  •  Kyoshiro  •  Kuni  •  Kaku e Suke  •  Fukurokuju  •  Daikoku  •  Fujin e Raijin  •  Hanzo  •  Minatomo  •  Kumagoro  •  Kobe  •  Kisegawa  •  Tokijiro  •  Rakuda  •  Shimotsuki Yasuie   •  Bingo  •  Bongo  •  Bungo  •  Saki  •  Han  •  Kozuki Sukiyaki 
Kuri: Kozuki Oden   •  Kozuki Toki   •  Kozuki Momonosuke  •  Kozuki Hiyori   •  Kin'emon  •  Kanjuro  •  Kikunojo  •  Tenguyama Hitetsu  •  Tama  •  Bunbuku  •  Komachiyo  •  Hihimaru  •  Tsuru  •  Shutenmaru  •  Gorobe
Yo: Hitaki    •  Kikuhime   •  Toratsugu 
Piratas das Feras: Kaido  •  King  •  Queen  •  Jack  •  X Drake  •  Page One  •  Holdem  •  Kamijiro  •  Speed  •  Babanuki  •  Daifugo  •  Solitaire  •  Dobon  •  Basil Hawkins  •  Batman  •  Gazelleman  •  Mouseman  •  Alpacaman  •  Madilloman
Outros: Ryuma   •  Izo  •  Raizo  •  Jibuemon  •  Kotetsu   •  Kawamatsu  •  Denjiro  •  Shinobu  •  Kamazo  •  Hyogoro  •  Omasa  •  Tsunagoro  •  Cho  •  Yatappe  •  Toko  •  Gyukimaru  •  Lark 
Habilidades
Baseadas em Akuma no Mi: Toki Toki no Mi   •  Akuma no Mi Artificial  •  Fuku Fuku no Mi  •  SMILE  •  Zou Zou no Mi, Modelo: Mamute  •  Inu Inu no Mi, Modelo: Tanuki  •  Wara Wara no Mi  •  Juku Juku no Mi  •  Ryu Ryu no Mi, Modelo: Alossauro  •  Ryu Ryu no Mi, Modelo: Espinossauro  •  Hebi Hebi no Mi, Modelo: Yamata no Orochi  •  Ryu Ryu no Mi, Modelo: Pteranodonte  •  Ryu Ryu no Mi, Modelo: Braquiossauro  •  Tori Tori no Mi, Modelo: Nue 
Baseadas em Estilos de Luta: Haki  •  Kitsunebi-ryu  •  Ninjutsu  •  Kappa-ryu
Armas: Katana  •  Shusui   •  Kitetsu (Shodai Kitetsu *  •  Nidai Kitetsu  •  Sandai Kitetsu )  •  Soto Muso
Outros: Voz de Todas as Coisas
Grupos
Família Kozuki: Nove Bainhas Vermelhas  •  Aliança Ninja-Pirata-Mink-Samurai (Tribo Mink  •  Piratas do Chapéu de Palha  •  Piratas Heart)  •  Ladrões de Atamayama
Família Kurozumi: Orochi Oniwabanshu  •  Família Kyoshiro  •  Mimawarigumi
Piratas das Feras: Piratas Drake  •  Piratas Hawkins
Outros: Família Hitaki 
Regiões
Capital das Flores: Distrito da Luz Vermelha  •  Cidade Rasetsu  •  Castelo Orochi  •  Sakyo  •  Casa de Banho  •  Mt. Fuji  •  Cidade Ebisu
Kuri: Vila Amigasa  •  Cidade Okobore  •  Cidade Bakura  •  Vila Abandonada  •  Praia Kuri  •  Castelo Oden  •  Fazenda Paraíso  •  Mt. Atama
Udon: Mina dos Prisioneiros (Rock Quarry)
Hakumai: Porto Habu
Ringo: Cemitério do Norte  •  Ponte Oihagi
Onigashima: Residência de Kaido
Yo: Capital  •  Templo da Montanha
Outros: Kibi
Artigos Relacionados
Arcos da História: Arco Thriller Bark  •  Saga Aliança Pirata  •  Arco Zou  •  Arco País de Wano
Outros: Espadachim (Samurai)  •  Poneglyph  •  Festival do Fogo  •  Monsters  •  One Piece x Kyoto